sexta-feira, 2 de março de 2012

Ziclaque é saqueada (I Samuel 30)

Como o tempo nos consome !!! Parece que ainda ontem festejávamos o Natal, e hoje estamos iniciando o mês de Março. Como o tempo passa !!!
Lutamos contra o relógio, temos nossos projetos, nossos sonhos, nossa sede de conquistas. Mas....espere um pouco.... Conquistar o que ? Qual o preço que estamos dispostos a pagar para obter nossas conquistas ??
Davi, o Homem segundo o coração de Deus  também tinha sonhos. Ele saia, segundo as escrituras sagradas, pelejando contra outras nações, lutando, guerreando e o que conquistava trazia consigo para usufruir com sua esposa, seus filhos, amigos, vizinhos....

Nós vemos em Êxodo no capítulo 17 verso 14 e 16 que Amaleque era inimigo de Israel e que havia lutado contra o povo de Deus em sua saída do Egito.
Conosco também é assim. Temos lutas e situações diferentes, porém, temos um inimigo em comum, o inimigo de nossas almas.
Podemos ficar tempo sem ser ameaçados por ele, mas ele está na espreita, nos observando, (I Pedro 5:8) e tentando nos atacar, basta deixarmos apenas uma brecha.
Mas, Davi com todo sua organização, homem preparado para a guerra, acostumado as pelejas, saiu para a guerra e deixou sua retaguarda desguarnecida.
Sem pestanejar o inimigo veio sobre sua casa e fez um estrago. Todas suas conquistas materiais, prata, ouro foram todas saqueadas.
Ainda levou seu bem maior, A sua família !!  Esposa, filhos, todos foram levados cativos.
A Bíblia relata no verso 03 de I Samuel capítulo 30, que Davi chegou da peleja e viu tudo queimado e não encontrou ninguém.
Choraram até que não houvesse mais força para chorar.
Em Mateus 5:4, Jesus apresenta o Reino Dos Céus, dizendo que bem-aventurados os que choram, porque serão consolados e em Apocalipse no capítulo 21:4, diz:
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor...” Aleluia !!! Temos um Deus Vivo !!!
Davi se angustiou sobremaneira, porque os seus companheiros já falavam em apedrejá-lo.
Não é diferente em nossos dias, sempre procuramos em quem colocar a culpa por nossos fracassos, culpamos nossa esposa, nosso esposo, nossos pais, e principalmente NOSSOS LÍDERES. Mas Davi se esforçou no Senhor. Davi consultou ao Senhor.
Quantas vezes consultamos nossa capacidade de administrar, nosso intelecto, nosso próprio conhecimento , Mas Davi recorre ao Senhor e Dele obteve a resposta, o Senhor Deus disse  A Davi:
 - VAI !!.
Davi partiu em busca de sua vitória. Davi não se acomodou. O plano de derrota imposto pelo inimigo a Davi começa a se frustrar. Davi não esperou um exército celestial para ajudá-lo, pois quando Deus instrui seu servo Ele vai à frente.
Seu exército era composto por aproximadamente 600 homens, dos quais somente 400 o acompanhou, isso mesmo, 200 homens de sua confiança, companheiros de batalhas, amigos leais, ficaram pelo caminho.
Davi, sob comando do Senhor dos Exércitos não se importou com quantidade de seus guerreiros, porém acreditava com toda a força de seu coração que o Deus que deu Golias em suas mãos quando ainda era jovem, seria o mesmo Deus que o faria triunfar..
Durante sua caminhada, inesperadamente surge em sua frente um servo dos Amalequitas.
O agir de Deus contraria a lógica humana. Davi e seu exército estavam sem noção, sem direcionamento, não sabiam por onde os Amalequitas tinham seguido caminho, mas Deus usa um servo do inimigo para ser benção na vida de Davi.
Podemos então perceber a grandeza do poder de Deus quando Ele está no controle.
Com certeza esse servo ajudou a destruir Ziclague e levar cativos os filhos de Israel. Mas Deus não se importa, quando Deus ordena, até mesmo aquilo que o inimigo tem colocado e usado para nos destruir, se torna benção em nossas vidas.
 Salmos 24:1 diz :
“Do Senhor é a terra e sua plenitude”, nada escapa ao seu controle, tudo é Dele.
João 10:10, o Senhor Jesus declara:
- O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir, Eu vim para que tenham Vida e Vida em abundância !  Com o servo dos amalequitas aconteceu o que o inimigo de nossas almas é mestre em fazer, USAR, DESTRUIR E ABANDONAR PELO CAMINHO.
Davi, sob direção do Deus Vivo, marchou até onde estava os seus inimigos, lá chegando se deparou com uma cena desesperadora, seus inimigos cantarolavam, riam, bebiam e se apoderavam de tudo o que era de Davi.
Queridos, quantas vezes também nos deparamos com o inimigo de nossas almas se apoderando de conquistas nossas, de coisas que lutamos para conseguir, onde sofremos para obter e por culpa exclusiva nossa tais coisas estão sob domínio do inimigo.
Tomemos o exemplo de Davi, que não se conformou em ter seus bens, sua família e tudo o que já havia conquistado nas mãos do inimigo. Marquemos posição, avancemos sobre o inimigo e suas astúcias, e com certeza o mesmo Deus que honrou seu servo no passado nos trará vitórias ainda maiores do que pedimos ou sonhamos.
Não podemos nos distrair, temos que marchar, não importa quantos companheiros fiquem pelo caminho, não importa quantos levantem a voz para acusar ou para culpar, fique de pé, tenha olhos fixos  no Autor e Consumador da nossa fé e garanta a sua Vitória em nome do Senhor Jesus.


2 comentários: