sábado, 22 de dezembro de 2012

A Minha Casa está Deserta (Ageu 01)

Nossas prioridades fazem toda a diferença !!!
Vamos acompanhar a Palavra de Deus proferida por intermédio do Profeta Ageu, em uma época de extremas dificuldades para o povo de Deus.
Povo este que voltando do cativeiro babilônico recebe a missão de reconstruir o Templo, a Casa de Deus.
Encontramos no Dicionário Bíblico um breve resumo,:
O primeiro Templo é chamado de Templo de Salomão, pois foi construído por ele no século XI antes de Cristo. Já em 586 a.C., os exércitos da Babilônia atacaram a Jerusalém destruindo o Templo, a Casa de Deus, o símbolo de Sua presença. Sendo que somente em 538 a.C. que o rei Ciro decretou que os judeus poderiam retornar à Jerusalém e reconstruir o Templo. Então o povo viajou para Jerusalém e começaram a obra de edificação. Porém, esqueceu-se de seu propósito e perderam suas prioridades quando a oposição e a apatia levaram o trabalho a uma pausa.

Bem, de posse das informações históricas, precisamos aplicá-las.
O povo que vivia sob o domínio babilônico, agora ganha a liberdade e têm a oportunidade de recomeçar suas vidas, seguir caminho e direcionar sua história. 
Podemos observar que liberdade adquirida leva à definição de prioridades, caminhos, objetivos e projetos.
O povo por ter sido escravizado por tanto tempo não conseguia visualizar a dimensão da obra que o Senhor Deus havia feito em seu favor ao libertá-los do jugo babilônico, da escravidão de seus corpos e mentes.
Iniciou-se então uma corrida para  que suas vontades e desejos reprimidos até então,

fossem realizados.
Em meio a tudo isso não foram capazes de definir prioridades e pecaram em suas escolhas.
O Senhor Deus através do profeta Ageu conclama o povo a voltar os seus olhos para a Sua Casa.
O capítulo 01 a partir do verso 02 mostra o descontentamento de Deus ao ver o povo recém liberto estabelecer por si o tempo em que a Casa do Senhor haveria de ser reconstruída.
Lembrando que o termo reconstrução se refere "à ação de construir algo que já existia mas desapareceu ou foi destruído por ação própria ou por terceiros".
Ou seja, este povo tinha a marca do SENHOR gravado em seus corações e precisavam ser redirecionados para a submissão e obediência. 

O texto nos apresenta um DEUS misericordioso e justo indagando e chamando o povo à responsabilidade:
É para vós tempo de habitardes em suas casas estucadas, (rebocadas ou bem acabadas), e a Minha Casa ficar deserta ?
Quantas vezes temos este mesmo pensamento. 
Queremos deixar nossas vidas em posição confortável, ter uma boa faculdade, um bom emprego, comprar uma boa casa.
Mas invariavelmente as coisas dão errado, nossos projetos se frustram e tudo começa a dar errado, é incrível tamanha a facilidade com que entramos em crise!!
Crise esta que afetava o povo, e não é nada diferente da que vivemos em nossos dias.
O interessante de se observar é a nossa capacidade de inventar ou adaptar desculpas às nossas faltas, creditando tudo a crise pela qual atravessamos.
Ora, não se deixou de reconstruir o Templo de Deus por causa da crise, e sim a crise veio pela falta de atitude em se reconstruir o Templo. 
A cegueira espiritual pode fazer com que se inverta a relação de causa-efeito e nos apoiemos em argumentos inadequados para realizar opções equivocadas.
Vemos a partir do verso 05 a descrição detalhada do que nos ocorre quando deixamos Deus e sua Obra para segundo plano. 
Vamos acompanhar juntos.
O Senhor Deus diz: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos, ou seja, olha aqui meu querido, dá uma olhadinha no que você faz e veja que Eu acompanho tudo, nada escapa ao meu controle.
1ª - Semeia e recolhe pouco;
2ª - Come e não se farta;
3ª - Bebe, mas não se sacia;
4ª - Veste, mas não se aquece;
5ª - Recebe salário num saco furado;
6ª – Olhaste para o muito e alcançaste pouco e quando trouxestes o pouco EU o assoprei.
A pergunta do Senhor Deus é a seguinte: Você sabe porque eu faço isso com você ?
A resposta é imediata: POR CAUSA DA MINHA CASA QUE ESTÁ VAZIA E ABANDONADA E CADA UM DE VOCÊS CONTINUA CORRENDO PARA A SUA PRÓPRIA CASA !! 
Ou seja, Deus não tem sido prioridade. Seus afazeres, sua luta diária requer muito de você, você está sobrecarregado, cansado, exausto e infelizmente não tem mais tempo para DEUS e sua obra !!
No verso 11 vemos Deus tirando todos os recursos para que nossos projetos egoístas dêem certo, sabe porque ??  
Isso mesmo, porque do Senhor é a Terra e a sua plenitude !! Tudo está sob o seu comando, nada lhe escapa ao controle.
Precisamos obedecer à voz do Senhor do verso 08 e subir ao monte buscar madeira, subir ao monte buscar matéria prima do único que pode nos dar capacitação e abrigo na angústia, para assim começarmos a reconstrução do espaço reservado a Deus em nossas vidas, nossa família, casamento, namoro, escola, faculdade, igreja.....
Tudo se transforma quando damos prioridade às coisas espirituais, quando mergulhamos na presença de Deus e desfrutamos do melhor que Deus tem para nos oferecer.
Estas são algumas coisas que aconteceram com os Judeus daquela época. Quem sabe seja sua história hoje. 
Mas, aquele povo entendeu e vivenciou a diferença entre "conhecer" a DEUS e  "servir " a DEUS.
Vemos no capítulo 1:12. “Atenderam a voz do Senhor”.
Em Provérbios 16:03, diz: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”, no versou 14, diz:  “...e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,” 
    Numa atitude sábia, começaram a reconstruir o templo do Senhor e foram abençoados. Não que sirvamos a Deus para obter bençãos de suas mãos, mas o servimos para obtermos Sua doce Presença.
II Crônicas 7:14 nos apresenta um DEUS que procura um povo que busca a Sua Face e não as suas mãos.
Considerai, pois, vos rogo, desde este dia em diante; desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, considerai essas coisas. Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei. (Ageu 2:18-19).
Hoje não é nada diferente. Quando priorizamos a Casa de Deus, a seca das nossas vidas é afastada pelo Senhor, e o que era crise entra num processo de reversão e se transforma em prosperidade espiritual.
A oração que fazemos é que possamos despertar para a necessidade de Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, para que possamos gozar em sua plenitude toda sorte de bênçãos espirituais.

O Mancebo de Qualidade. (Marcos 10:17)

Cheio de um enorme vazio!!!
É possível estar perdido dentro da igreja??

Queridos, sei que pode soar como contra senso, mas as frases acima nos querem revelar grandes verdades.
Como pode estar cheio e vazio? Estar na igreja e estar perdido?
Muito bem, vamos analisar com carinho tais afirmações.
Vemos no Evangelho de Marcos no capítulo 10, a partir do verso 17, a história de um jovem que vendo e ouvindo as maravilhas realizadas e proferidas pelo Senhor Jesus, sente em seu coração o desejo de se aproximar do Mestre e correndo ao encontro do Senhor se ajoelha e lhe pergunta:
Bom Mestre, o que farei para herdar, para fazer parte, para estar envolvido nesse reino tão maravilhoso que vi e ouvi o Senhor apresentar??
O Senhor Jesus de pronto deixa claro a sua condição de submissão a Deus se colocando na posição de servo. (Filipenses 2:6).
O Senhor Jesus devolve a pergunta. Você sabe e guarda todos os mandamentos da Lei de Moisés ??
O jovem com olhos estatelados para o Mestre responde que conhece e pratica desde a sua mocidade todos os mandamentos.
O embate entre os dois está legal de se ver, e o Senhor Jesus finaliza dizendo que “ainda te falta uma coisa”, vai e vende tudo o que tem e distribui aos pobres.
Depois dessa resposta o jovem vira as costas e cabisbaixo sai da presença do Senhor.
Queridos, o texto continua dizendo que o jovem saiu pensativo, pois ele tinha muitas riquezas, em seu coração prevalecia o apego as suas posses.
Mas, quantos de nós temos nossas “posses”, ou seja, nossas prioridades, alguns priorizam suas casas, seus carros ou até quem sabe seu dinheiro.
Alguns priorizam uma faculdade, um namoro, casamento, filhos, etc... E mesmo com tristeza vemos em nossas igrejas pessoas com o mesmo perfil do jovem apresentado no texto, pessoas conhecedoras da Lei e dos Profetas, que tem em si prioridades religiosas, que dedicam tempo e recursos na igreja, tem seus cargos, cantam, tocam instrumentos, ministram, porém “ainda falta uma coisa”, que é a proximidade com o Deus da obra.
Tenho dito várias vezes que não existe projeto abençoado sem a presença do abençoador ! E isto é uma verdade patente aos nossos olhos.
O verso 21 nos diz que o Senhor Jesus olhou para o jovem e o amou, e esse mesmo Senhor Jesus está nos olhando agora nos amando e dizendo:
Sabe qual é o seu problema, filho? Apenas um: Você não Me ama. Seu coração está tão cheio da sua religiosidade que não há lugar para Mim, Pouco adianta guardar os mandamentos, cumprir as normas, obedecer a regulamentos; se você não Me ama, e enquanto não Me amar Eu não aceito nada de você. nada disso tem sentido e você continuará com essa horrível sensação, com o coração oco, com esse vazio na alma!
Vamos fazer uma coisa filho, você agora vai pra casa, tira do coração o amor às coisas deste mundo, tira do seu coração toda a religiosidade e Me coloca como o centro de sua vida, então venha e me siga!
Sei que são palavras duras, mas não podemos maquiar certas situações, não podemos fingir que está tudo bem se existem pessoas que tanto amamos ao nosso redor seguindo a passos largos um caminho de distanciamento de Deus, pessoas envolvidas na obra, porém sem envolvimento íntimo com o Deus da Obra.
Queridos, a ordem de Deus para nossas vidas hoje é ESVAZIAR, esvaziar sim de tudo o que toma o lugar do Senhor Jesus em nossas vidas, de situações e “posses” em que o Senhor Jesus deixa de ser prioridade.
A vida com Deus é simples, requer somente que tenhamos tempo para nos relacionar com Deus.
Vimos o jovem do texto saindo da presença do Senhor Jesus, nós queremos seguir caminho contrário, queremos sim é entrar na presença do Senhor Jesus e viver uma vida que lhe agrade e que Ele aceite o que temos de melhor em nós que é um coração agradecido e pronto a ouvi-lo..
E nessa vida de comunhão com o Criador quero compartilhar com vocês o melhor CAFÉ que já pude provar. Vamos para o texto de Lucas 10:27.
Amarás ao Senhor teu Deus com todo o seu
Coração, de toda a sua
Alma, de todas as suas
Forças e com todo o seu
Entendimento.
                          Que o Senhor Deus abençoe a todos !!!