terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eliseu faz o machado flutuar ...II Reis 6


Se fôssemos enumerar as situações em que nos vimos sem saída, escreveríamos livros e livros.
Mas é realmente esse o ponto que queremos trabalhar hoje, SITUAÇÕES FORA DE CONTROLE, situações em que nos sentimos impotentes, pés, mãos e cérebros atados, envolvidos e fisgados pelo medo e desespero.
Mas.... calma aí !!! nem tudo está perdido !!!
Vamos começar a entender como tudo isso funciona, vendo em II Reis no capítulo 06.
Vemos aqui um povo com uma virtude que faz toda a diferença, eles tinham Projeto de Crescimento, eles queriam e precisavam crescer, tudo o que tinham e onde estavam era pouco a seus olhos, eles entenderam que Deus tinha mais a conceder à eles e não poderiam ficar onde estavam e como estavam. Veja que o verso 01 diz: “o lugar em que estamos nos é pequeno”.
Vemos tanta gente inerte a nossa volta, sem projetos, acomodada. Pessoas sem projetos são pessoas vazias, mortas. Lembre-se que Visão gera Projetos e Projetos geram Crescimento.
Para crescer, para o Projeto prosperar é necessário atentar para alguns detalhes que o texto de II Reis nos mostra. Vamos lá:
Precisamos reconhecer as autoridades constituídas, o verso 03 diz que o povo foi ao Profeta, ao Homem de Deus e solicitou sua companhia, e o mesmo de imediato os acompanhou.
Quantos projetos nossos falharam por não ter sido submetido à visão de nossos líderes, quanta coisa boa já poderia estar acontecendo se tivéssemos buscado orientação e a companhia de nossos pastores, presbíteros, evangelistas, etc....
Pois bem, vemos no verso 02, que “cada um corta uma viga”, ou seja, a responsabilidade para que o projeto dê certo é compartilhada, existe sim a unidade, a cumplicidade, todos envolvidos, se doando para um bem maior que é a concretização do projeto.
Mas nesse desejo ardente de estar engajado, é preciso muita calma, muita orientação e submissão ao Senhor. Quantas vezes em nosso meio nos deparamos com autênticas  “motosserras de Deus”, pessoas que saem cortando, derrubando tudo o que encontra pela frente. Corta, magoa, machuca, quer seja através de palavras mal colocadas ou uma simples negativa à sugestão de outro irmão.
Precisamos agir com prudência, entender as limitações de nossos irmãos.  Afinal, somos corpo de Cristo, dotados da mente de Cristo e herdeiros da sua glória. Precisamos entender que Deus é simples e a vida com Deus também é simples.
Continuando, vemos no verso 05, que durante a execução da obra, na continuidade do projeto, um servo no calor da batalha deixou cair o machado na água.
Vemos aqui que o machado era sua ferramenta, seu instrumento de trabalho.
Queridos, estamos presenciando uma SITUAÇÃO FORA DE CONTROLE, o servo gritou, o desespero tomou conta, de repente alguém que ali estava se comoveu e outros continuaram a cortar sua viga sem ao menos prestar solidariedade. (infelizmente em nossos dias a realidade não é diferente).
Mas para Deus tudo estava apenas começando, eu explico.
Quando em uma SITUAÇÃO FORA DE CONTROLE a sua esperança estiver depositada em um médico, um advogado ou em um juiz NADA VAI ACONTECER, quando tudo dá errado, saiba que aí sim é a hora de Deus agir.
O verso 06 mostra o profeta Eliseu perguntando ao servo em desespero: “Onde Caiu?”
Tal pergunta nos remete a lembrar de nossas ferramentas, nossos talentos, nossos dons, enfim, tudo o que Deus colocou em nossas mãos para usarmos como ferramentas/instrumentos para a execução de sua Obra e que atualmente não se encontra no fundo de um rio, mas guardado, fechado, lacrado em uma gaveta qualquer.
Apocalipse capítulo 02 verso 05, diz: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras...”
O Senhor Deus está fazendo a mesma pergunta hoje, Onde Caiu ? Onde esmoreceu ? O que deu errado? Onde seu projeto fracassou ?
Lembre-se que não existe projeto abençoado sem a presença do abençoador.
No Verso 06 vemos que o profeta pegou um pedaço de pau e lançou na água, e o ferro flutuou. Podemos pensar sem pestanejar na Cruz do Senhor Jesus, do sacrifício feito a nosso favor, nos livrando das cadeias do insucesso, da opressão do inimigo e nos dando nova vida.
O Profeta bem que poderia ter usado a mesma base do machado que o servo usava para lançá-lo na água, porém ele usou madeira nova, outra base, não aquela base usada, cheia de vícios que o servo usava, precisamos de novidade de vida.
Queridos, precisamos voltar a nossas origens, voltar ao primeiro amor, rever certos conceitos para que possamos usufruir da presença do Abençoador em nossos projetos. Caso você tenha projetos arquivados, guardados, lacrados em suas gavetas, em nome do Senhor Jesus “coloque-os em prática”.
E em qualquer SITUAÇÃO FORA DE CONTROLE, lembre-se:
“O Senhor é a Força do Seu Povo”.  (Salmos 28:8)

2 comentários: