segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Viúva de Naim (Lucas 6)




E tendo o Senhor Jesus saído de Cafarnaum onde havia operado a cura do servo de um certo centurião estava prestes a entrar na cidade de Naim, Ele e uma grande multidão que O seguia, nem ao menos tinham chegado à porta da cidade e se depararam com outra multidão que vinha em sentido contrário.
Tenho tentado imaginar como foi esse encontro, pois não podemos visualizar a essa época um batalhão de trânsito fazendo as contenções para que tudo fluísse sem maiores transtornos. Em nossos dias quando nos deparamos com grandes eventos, vemos todo o aparato técnico e de contingente policial nas ruas, fazendo o possível para direcionar a multidão.
Com o Senhor Jesus o encontro de opostos é coisa natural do seu cotidiano. Ele proporciona através de seus atos o encontro dessas duas multidões. O que aparentemente poderia se estabelecer o caos se revelou um movimento fantástico do poder de Deus, vamos lá ver como termina essa história:
O verso 12 e 13 nos mostra o Senhor Jesus vendo uma grande multidão de pessoas prostradas, sem esperança, levando consigo a tristeza pela perda do ente querido, do amigo. Levavam um defunto, filho único de uma mãe viúva, e se movendo de íntima compaixão o Senhor Jesus conhecedor das necessidades humanas, sabia que por aquela mesma porta da cidade aquela viúva já havia passado anteriormente levando seu marido para a sepultura, o Senhor Jesus viu a tristeza no olhar da viúva e disse “Não Chores”.
Podemos entender que o Senhor Jesus dizia: Não chores mulher porque o projeto que tenho para sua vida não é de derrota, Eu não te quero ver passar pela porta da cidade mais uma vez derrotada. Eu venho hoje em seu auxílio para mudar a direção do seu caminhar. 
Jesus movido de compaixão toca o esquife (caixão), e todos os que levavam o morto pararam, isso deixa patente aos nossos olhos queridos irmãos que quando o Senhor Jesus se coloca à frente de nossos problemas, de nossas dificuldades, as situações ou pessoas que estão ao nosso redor se rendem ao poder Dele. Vimos no início do texto que a multidão que conduzia o esquife vinha em sentido contrário a eles, ou seja, seus objetivos eram opostos.
Mas Ele diz ao moço: Levanta-te. E o moço se levantou e Ele o entregou à sua mãe. (verso 14).
Queridos, o Senhor Jesus sabia da solidão que aquela mãe sofreria sem o seu único filho, Ele sabia que até o seu próprio sustento estava ameaçado, pois a mulher não poderia trabalhar, segundo o costume daquela época, ela teria que se sujeitar a ajuda, esmolas e benevolências dos moradores daquela cidade.
Mas os planos de Deus para a vida daquela viúva é o mesmo para nossas vidas, Ele não nos quer ver fracassados, temerosos, passando pela porta da cidade cabisbaixo e sem esperança. Mas sim Ele quer nos colocar em lugar de destaque, lugar de honra para que todos saibam que há Deus em Israel e que o nosso Deus é um Deus Zeloso.
E o verso 16 nos diz que “de todos se apoderou o temor e glorificavam a Deus”.
Amados irmãos, a obra do Senhor Jesus é completa, vemos no texto que a alegria foi devolvida àquele lar, o filho daquela viúva foi devolvido a ela, e fazemos a mesma pergunta de Paulo quando disse em I Corintíos 15:55: “Onde está oh morte o seu aguilhão? Onde está oh morte a tua vitória” ?
Não existem barreiras que impeçam o agir de Deus. Isaias 43:13 nos diz: “Agindo Eu quem impedirá”?
Aquela multidão triste e sem perspectiva que acompanhava a viúva para sepultar seu filho agora é transformada e todos glorificaram a Deus. A direção dos seus passos foi imediatamente mudada, "os que andavam em trevas viram uma grande luz, e os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz", conforme Isaias 9:2. 
A pergunta que o texto nos remete é a seguinte: Estamos nós posicionados em qual multidão? Estamos nós seguindo o Mestre, desfrutando de sua graça e de seus conselhos ou estamos nós entre os que choram levando nossos “defuntos”, nossos fracassos, indo ao caminho da sepultura sem perspectiva de alegria, realizações, sonhos e projetos realizados?
Que nesse encontro das multidões com o Senhor Jesus, possamos refletir com sinceridade em nossos corações e escolhermos o lado certo para nos posicionar.


Um comentário: