domingo, 3 de novembro de 2013

Jonas, um Profeta, porém Fujão !!

Jonas, capítulo 01.

Quando lemos a Palavra encontramos vários textos que traçam paralelos entre o MAR e nossa Luta Diária.
Vemos o Senhor Jesus caminhando sobre o MAR em Marcos 5:45, sobre o MAR também o Senhor Jesus ordena aos discípulos, encabeçados por Pedro, à lançarem suas redes e de lá retirarem uma quantidade enorme de peixes que o barco quase foi à pique. (Lucas 5).
É interessante entendermos que assim como o mar, nós também passamos por períodos de bonança, ventos bons, período em que tudo mantém sua ordem natural e também períodos de inquietude, onde parece que as ondas vão nos sucumbir e tudo o que temos e fazemos ficam reduzidos diante de nossos olhos e nos sentimos impotentes.
Perceberam como os períodos de bonança raramente nos levam a momentos de reflexão? Raramente o profissional ou a empresa faz um estudo aprofundado sobre as ações que levaram a organização ao sucesso.
Porém, é só os resultados tomarem rumo contrário ao planejado que se dá início a uma mobilização frenética de todas as áreas para rever algumas estratégias, traçar planos para reversão de estado, etc.....
Conosco também não é nada diferente. O insucesso ou situações de temor, pavor e impotência nos levam a profundas reflexões.
Invariavelmente tentamos resolver situações com base em nosso conhecimento técnico, experiências e capacidade de gerenciamento de crise como fizeram os marinheiros da embarcação onde Jonas estava. 
Vemos no Verso 05, esses homens se livrando, jogando ao mar as fazendas, ou seja, as cargas para que o barco perdesse peso e viesse a estabilizar. Porém o resultado não foi o esperado.
Enquanto fundamentarmos a solução de nossas crises em nosso próprio conhecimento, ou em terceiros, quer seja um médico, um juiz ou um advogado, NADA vai se resolver, pois quando pensamos que está tudo acabado aí sim é a Hora de Deus agir.
Vamos para o Verso 06, quem aparece em cena? Isso mesmo, o Mestre do Navio, o dono da embarcação.
Sendo o dono da embarcação ele possui características que o diferenciam dos demais, pois ele conhece sua embarcação, ele tem amigos leais a ele que são os marinheiros que lutam para que não afunde seu barco, e a virtude que faz toda a diferença, ele tem ATITUDE !!! Ele começa a fazer uma varredura em sua embarcação para detectar as causas da situação adversa.
Vemos no verso 04, que Jonas mesmo com toda a tempestade, com toda a confusão instalada no navio, ele continuava no porão em um profundo sono.
E o dono da embarcação seguindo em sua varredura encontra Jonas, a causa do seu problema.
Queridos, nem sempre o que pode nos levar para baixo está no convés! Muitas vezes o que nos distancia dos propósitos de Deus, da comunhão com Deus, da realização de projetos pode não estar tão aparente. É preciso revisar todas as áreas, sejam elas aparentes ou não, podem estar visíveis ou até mesmo inofensivas, tirando um cochilo como estava Jonas no porão. Mas certamente pode e vai te levar para o buraco.
Vemos no verso 07, que Jonas é detectado e no verso 08, Jonas é interrogado.
Sabe aquela ficha que preenchemos na recepção do hotel na qual dizemos de onde somos nossa última parada e o nosso destino? Assim também fizeram com Jonas, colocaram a ficha de hóspede diante de seus olhos e ele de imediato rasgou a ficha e se declarou àqueles homens.
Jonas com todo o embaraço da situação confessou que era hebreu, temente a Deus e fujão.
Caminhando para o verso 10 temos a melhor pergunta do texto:
- Porque fizestes isso?
Jonas com certeza poderia ter respondido que estava no porto, caminhando, assobiando, pensando em uma maneira de se afastar do propósito de Deus para sua vida e viu a embarcação disponível, olhou em volta, viu as placas de sinalização que não havia nenhuma restrição para sua entrada e comprou sua passagem, conforme vemos no verso 3.
Quantas vezes nossa embarcação, (nossa vida), também não marca posição, não estabelece critérios para quem entra ou o que entra? Somos bombardeados minuto a minuto com investidas de Satanás contra nossas vidas, seja situações ou pessoas se aproximando, querendo fazer parte de nosso dia a dia.
Fiz-me essa pergunta várias vezes e quero compartilhar com você.
Quanto custa para entrar em seu barco ?
Lembre-se que um barco possui vários compartimentos.
Quais os critérios que temos utilizado para que pessoas entrem em nosso círculo de amizades? Em nossa vida sentimental? O que temos levado para dentro de nossas casas? Para dentro do nosso computador? O que está alojado em nossa caixa de e-mails?
Por isso vemos tantas embarcações afundando, tantos barcos à deriva. Pessoas frustradas em seus relacionamentos, em suas empresas e em suas amizades. Por que tudo isso??
Porque não se estabelece critérios.
Quantos de nós já compartilhou um projeto com um colega e o mesmo ouvindo seu projeto adaptou ao dele e apresentou primeiro e deslanchou e você ficou parado?
Compartilhar sonhos com pessoas que não sonham o mesmo sonho que você é um perigo. Vemos em Gên. 37, o Senhor Deus dando a José em sonhos uma pequena amostra do que Ele faria e José com toda sua ingenuidade compartilhava com seus irmãos e seus pais o que Deus em secreto lhe dizia. José compartilhava seus sonhos com pessoas que não sonhavam como ele. O crescimento de José lhe custou caro. Um dos aprendizados mais sofridos que a escritura sagrada nos relata.
Finalizando queridos, precisamos revisar algumas atitudes tomadas, precisamos fazer uma análise detalhada em nossos porões. Detectar situações alojadas em nossas vidas, mesmo que aparentemente estejam como Jonas, dormente, mas que nos impossibilitam de ver a Glória de Deus em nossos projetos, de obter de Deus o livramento quando o nosso mar está inquieto.
Lembremos que o nosso Deus quer nos levar às águas tranqüilas, porém requer de nós ATITUDE. Assim como fez o mestre do navio em que Jonas viajava, precisamos detectar nossos desvios e sem pena alguma, remorso algum LANÇAR FORA.


Que Deus possa nos abençoar e o Espírito Santo de Deus venha completar essa palavra em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário