segunda-feira, 5 de março de 2012

O endemoninhado Gadareno (Lucas 08)


A CULTURA DO PECADINHO

O PROJETO DE DEUS PARA O HOMEM.
Antes de iniciarmos a leitura de Lucas capítulo 08, vamos relembrar alguns pontos:
Vemos nos textos de Gênesis capítulos 01 e 02, O Senhor Deus apresentando ao mundo o seu caráter, preparando o Éden para ser habitado.
Mas após criar o homem, soprando vida em suas narinas, algo acontece.
Influenciado por Satanás, O HOMEM PECA CONTRA O SEU CRIADOR !!  O homem criado a imagem e semelhança do Criador tem o seu caráter corrompido, se deixou levar pelo engano do pecado, gerando distanciamento de Deus.
Pecado que gerou reflexo em Caim (cap.4), Caim errou o alvo de sua oferta, enquanto seu irmão Abel tinha o caráter mais próximo do caráter de Deus. Ao ver a oferta de Abel ser recebida por Deus, Caim mata seu irmão, o pecado até então somente de Adão e Eva começa a influenciar fazendo de Caim sua primeira vítima.
Vemos vários exemplos bíblicos de homens com caráter corrompido:
- No capítulo  37 de Gênesis, vemos os irmãos de José, vendendo a seu irmão aos amalequitas. (José filho de Jacó, o mesmo Jacó que teve seu nome mudado por Deus para Israel conforme o capítulo 32:28).
- Sansão – nazireu de Deus, conforme  Juizes 13, também se corrompeu, confiando em sua habilidade de administrar sua proximidade com o pecado sem ser corrompido, o resultado foi inevitável, distanciou-se da vida de comunhão com Deus;
- Davi – filho de Jessé – ungido por Samuel  (I Sam. 16) – Homem segundo o coração de Deus, fracassou em confiar em seu domínio próprio, não teve o Senhor Deus como seu guia e PECOU !!
Vemos no texto de  Lucas 8:26 à 37, a hístória de um jovem que há muito sofria, sem vida social, amarrado aos grilhões, sem amigos, família, à espera de uma força maior que o libertasse daquilo tudo.
No livro do Profeta Isaias no caítulo 09, bem como no capítulo 53: 04 e 05, vemos que Deus manteve seu projeto, NÃO TEVE SEU CARÁTER ALTERADO.
Neste texto de Lucas vemos o processo se repetir:
O homem gadareno estava:
NU, SEM CASA, SEM ENTENDIMENTO, AMARRADO AOS GRILHÕES...
É assim que o inimigo age. Vemos o Senhor Jesus dizendo em João 10:10., que o inimigo vem senão para Roubar, Matar e Destruir.
Vemos também em I Samuel 30:11 à 13, o servo egípcio que fora usado pelos amalequitas e depois "jogado fora", é assim mesmo, o inimigo somente "Usa e joga fora".
Em contato direto com o Senhor Jesus, conforme o verso 32, a legião de demônios que oprimiam o jovem implorou para fossem autorizados a entrar nos porcos (Marcos diz um número de 2.000 porcos). e o Senhor Jesus de pronto os autorizou.
O verso 35, nos mostra  a multidão, (toda a cidade), estavam diante de um grande milagre, perplexos acharam o homem VESTIDO, EM SEU JUÍZO E AOS PÉS DE JESUS.
Como se não bastasse vê-lo em seu juízo normal e glorificando a Deus, buscaram ainda ouvir o testemunho de quem presenciou o milagre.
E mesmo ouvindo a maravilha operada entre eles, sem excessão, “Todos” lhe rogaram para que Ele se retirasse.
É muito comum também em nossos dias ver pessoas que mesmo vendo as maravilhas do Deus Vivo ainda querem manter certa distância, seguir a Deus de longe, ou deixar para buscá-lo ou seguí-lo quando as coisas começarem a dar errado.
Porém nesse texto há algo nas entrelinhas que quero convidá-los a observar.
No Livro de Levíticos, Capítulo 11, versos 07 e 08. Vemos claramente o consumo de carne de porco como algo imundo ao Senhor. Assim como o fruto proibido do Éden estava para Adão e Eva, assim estava à carne suína para o povo de Israel, como prova de obediência ao Senhor.
Vamos analisar o perfil de Gadara. Ora Gadara fica há praticamente 10 quilomêtros do Mar da Galiléia. Era um distrito de Decápolis (10 cidades gregas em território hebreu), e vivia sob domínio do Império Grego.
Vejamos:
** Para o povo se parecia algo já normal a criação de porcos em seus pastos.
** Quem sabe até já estavam obtendo lucro por isso;
*** Sabiam que era contrário aos preceitos de Deus... porém, “era coisa pouca”, não poderia prejudicá-los em nada, não poderia corrompê-los, pois:
- GUARDAVAM O SÁBADO
- ERAM CONHECEDORES DA LEI E DOS PROFETAS
- CRIAVAM PORCOS,TALVEZ NEM PROVAVAM DE SUA CARNE.
Vamos trazer a nossa memória alguns MALEFÍCIOS EM PERMITIR QUE PEQUENAS COISAS, OU "PECADINHOS" COMO ÀS VEZES ROTULAMOS,  ESTEJAM PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO:
- SANSÃO – brincou com coisa séria, subestimou o inimigo, superestimou sua capacidade em não se corromper. Vemos no livro de Juízes capítulo 16, sua desastrosa e comovente história
- ACÃ – (Josué 07, Verso 20 e 21) – Mesmo Acã  tendo tudo o que precisava, desejou em seu coração apenas uma capa babilônica, 200 ciclos de prata, 01 cunha de ouro. (aproximadamente 50 siclos).
Em Marcos 05 no verso 10, lemos que os demônios imploraram para que não os lançassem fora daquela província. ALÍ ERA TUDO FÁCIL PARA ELES, Satanás agia com liberdade. A cultura do pecado imperava entre eles.
 Queridos, a Tratativa de Deus para com a sua vida e para com a minha vida começa agora.
- Deus não alterou seu caráter, Ele cumpriu, conforme lemos em II Tim. 2:12;
- Ele nos comprou com o sangue de Seu Filho (I Cor. 7:23);
- Precisamos ter nosso caráter restituído.
- Acã – queria trocar a sua capa por uma capa babilônica.
Capa = cobertura/proteção
- José quando fora vendido pelos seus irmãos aos amalequitas, seus irmãos mancharam sua capa de sangue, sangue de cabrito, conforme Gen.37:31. José tinha sua capa marcada por orgulho, uma certa arrogância e precisava ter sua cobertura restaurada por sangue sim, porém pelo SANGUE DO CORDEIRO, não de qualquer cordeiro, mas sim DO CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
- Precisamos romper com antigos laços;
- Precisamos romper com antigas culturas;
- Entender que não existe obediência ou submissão por conveniência;
- Precisamos romper com costumes antigos (II Cor. 5:17).
Como aconteceu com o gadareno, o desejo de Deus é colocar o homem em lugar de honra, lugar invejável, curando suas feridas, soltando os grilhões e dando nova vida.
Para isso precisamos limpar nossos pastos, coisas que aos nossos olhos parecem apenas pecadinhos, pequenos desvios, nos impedem de sentir a plenitude do Santo Espírito e as dádivas concedidas àqueles que O busca. É preciso dar lugar a vez e a voz do Espírito Santo.
Saber dizer NÃO, como fez José com a mulher de Potifar.
Como Deus operou na vida de José, precisamos ser “alfabetizados espiritualmente” pelo Senhor. Precisamos ter proximidade de Deus. Deus é simples. A vida com Ele é simples.
PRECISAMOS TER TEMPO PARA NOS RELACIONAR COM DEUS.

Um comentário: